Tempo de leitura: 3 minutos
Minha Geladeira não gela parte de baixo o que pode ser?
Esse é um problema de certa forma um pouco comum nos refrigeradores. Mas a solução pode ser diferente conforme o tipo da geladeira.
Primeiro precisamos saber se sua geladeira é uma frost free ou do tipo comum.
O que é uma geladeira frost free?
Frost Free é um tipo de refrigerador que não precisa descongelar. Devido a sua forma de construção e funcionamento esse tipo de geladeira não cria aquelas placas de gelo no seu interior, principalmente na parte do congelador.
Por não criar gelo, ela não precisa ser desligada para descongelar. Mas precisa ser limpa é claro. Higiene sempre é bom.
Geladeira não gela a parte de baixo.
Nessa artigo vamos nos deter nos refrigeradores comuns, aqueles que precisam realizar o descongelamento.
Mas antes disso precisamos saber se ele é de duas portas, os tipos duplex com uma porta no congelador e outra na parte de baixo, ou se é um refrigerador com somente uma porta.
Geladeira de uma porta
O problema mais comum para a geladeira não estar gelando a parte de baixo é a falta de gás. Com o tempo de uso e oxidação do metal, pode ocorrer um furo na tubulação de gás ocasionando o vazamento.
Com o nível baixo de gás, a temperatura da geladeira não irá baixar o suficiente, não gelando os alimentos da forma correta.
Filtro secador entupido.
Outro problema que pode acontecer é o filtro secador do ar entupido. Esse filtro localiza-se na saída da condensadora.
Esse filtro pode ficar entupido por sujeira, devido ao tempo de uso do aparelho e com isso não permitir que o gás refrigerante passe normalmente por toda a tubulação.
Como o gás não irá circular adequadamente, a geladeira não irá resfriar de forma correta.
Compressor com problema
Um problema que pode ocorrer, não que não é muito comum, é uma deficiência no compressor. Assim como no motor de um carro, o compressor também possui pistões. Se nesses pistões ocorrer algum tipo de folga, ele não vai ter mais a eficiência de gerar pressão e dessa forma não irá levar o gás refrigerante por toda a serpentina.
Esse é um problema não tão comum de acontecer, mas que os técnicos que não são muito honestos gostam de orçar para seus clientes.
As vezes o problema é só trocar o filtro secador, mas o técnico orça a troca do compressor que é bem mais caro e com isso pode lucrar nas costas do cliente que é leigo e não entende de manutenção.
Borracha da geladeira
Esse é um problema muito comum também que a própria pessoa pode trocar que é a borracha de vedação da porta.
Se a temperatura ambiente estiver muito elevada e a borracha não estiver vedando a porta corretamente, pode acontecer de não gelar o interior do refrigerador da forma adequada.
Trocando a borracha tranquilamente pode-se resolver esse problema e de quebra reduzir bastante a conta de luz. Porque sem uma vedação eficiente o motor irá trabalhar durante mais tempo gastando mais energia elétrica.
Resumo do que vimos atá aqui.
- Pouco gás causado por vazamento
- Filtro Parcialmente Sujo
- Tubo capilar Parcialmente entupido
- Compressor com defeito nas válvulas internas
- Condensadora muito suja